segunda-feira, 7 de setembro de 2009

"Eu da Favela" - Rio de Janeiro - 2008

Rio de janeiro - 2008.................................
Histórias, vivências, dramas, alegrias, tristezas, absurdos, Comunidades.
Comunidade no dicionário Aurélio significa - "Qualidade de comum. A sociedade, grupo de pessoas que vivem em comun, sujeitas a regras e convenções (religiosas, econômicas, comportamentais, etc), válidas para todas. O local onde elas vivem.
Esses são um dos itens que levou a realização deste ensaio fotográfico sobre as favelas do Rio de Janeiro. Desde o inicio gostariamos de mostrar um povo, um lugar, uma cultura que é pouco explorada positivamente pela mídia, toda vez que escutamos falar de Rio de Janeiro já se vem na cabeça, morte, tráfico, millicias, policiais ............etc, etc, etc.
Atualmente existe milhares de comunidades espalhadas pelo território do estado do Rio de Janeiro, mas decidimos explorar as qualidades de apenas 8 comunidades - Rocinha, Cidade de deus, Providência, Queimados - Baixada Fluminense, Complexo do Alemão, Maré, Santa Marta e Tavares Bastos. Fomos selecionando as comunidades conforme apareciam pessoas com historias interessantes, lugares interessantes e que pudessemos mostrar a verdadeira comunidade carioca. Queríamos desde o inicio dar voz ativa para as pessoas da comunidade e mostrar o lado positivo que se tem delas.
Assim nasceu o ensaio fotográfico e posteriormente o Livro Eu da Favela, onde mostra a vida, o cotidiano e a luta de pessoas que com tão pouco conseguem viver em paz e com toda alegria.
Abaixo estão algumas fotos que estão neste ensaio.

Complexo do Alemão - RJ

Vista do Hotel The Maze - Tavares Bastos - RJ

Rocinha - RJ

Provodência - RJ

Queimados - RJ

Complexo da Maré - RJ

Piscinão de Ramos - RJ

Complexo da Maré - RJ

Amigos que nos ajudaram para realizar esse projeto

3 comentários:

Solange Kawashima disse...

As fotos são excelentes! Mas a que + gostei foi a primeira, mto bem elaborada e criativa. Mto bacana, parabéns!

Paulo disse...

Muito bacana as fotos mesmo...Parabéns

[Meu.Retrô.Visor] disse...

Tem um selinho Blog nota 10 pra vc lá no meu blog!!!!!!!!
Proucure no post do dia 2 de outubro, ok?
Parebéns!
bjusss